segunda-feira, 26 de novembro de 2012
APAV - Até que a morte nos separe !
"Para assinalar a data, no dia 25, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou uma campanha de sensibilização sobre violência contra mulheres.
Segundo informação da APAV, a campanha inclui dois retratos de mulheres vítimas de violência doméstica, as quais apresentam marcas de vitimação.
“Estas mulheres estão vestidas de noiva, segurando ramos de flores e ostentam um anel de noivado e aliança de casamento. Acompanha-as a frase ‘Até que a morte nos separe’, a qual remete para a existência de um crescente número de mulheres vítimas de violência doméstica que são assassinadas pelos seus maridos ou companheiros conjugais”, explica a associação em comunicado.
Segundo as estatísticas da APAV, entre 2000 e 2011, 76.582 vítimas recorreram à associação, tendo-se registado o maior número de vítimas em 2002, com 7.543 casos.
Ao longo destes onze anos, as mulheres têm vindo a representar a maior percentagem de vítimas, atingindo o valor máximo em 2002, com 6.958 casos. No total das 76.582 vítimas, 68.751 eram mulheres, ou seja, 89,7%.
Já em relação ao autor do crime, maioritariamente são homens em todos os anos em análise, contabilizando-se um total de 68.770 homens como autores do crime para os 76.582 casos reportados de violência doméstica, o que corresponde a 89,8% dos casos. Entre vítima e agressor, a maioria (39.352 casos) tem uma relação conjugal."
Para saberem mais sobre o que é a Violência Doméstica e tudo o que a envolve, por favor visitem o novo site da APAV: www.apav.pt/vd.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Vim conhecer seu blogue através da árvore de Natal da Blogosfera.
ResponderEliminarVoltarei sempre que possa.
Saudações
Irene Alves
Tudo o que for feito para esta situação é
importante. Tenho na família situações dessas.
Olá!
EliminarObrigado por me vir visitar... esta situação é muito triste felizmente na família não tenho casos destes, mas talvez os mais duros os psicológicos e mais difíceis de detectar.
Beijoca e volte sempre