quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Crónicas # 5 - Pantera Negra / Eusébio

Eusébio!!!

Não podia deixar passar sem lembrar este grande Senhor que levou o nome de Portugal a todo o mundo, e que tão bem dignificou o nosso país. É triste a sua perda, grande senhor e grande jogador. Obrigado

Eusébio, nome maior do desporto português, morreu na madrugada deste domingo, em Lisboa, vítima de insuficiência cardíaca. Faria 72 anos ainda este mês. 

Eusébio da Silva Ferreira - simplesmente Eusébio - nasceu em Moçambique a 25 de Janeiro de 1942. Jogou pelo Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol e foi o melhor marcador de sempre dos encarnados, com 638 golos em 614 jogos oficiais. Ganhou 11 campeonatos nacionais e cinco Taças de Portugal, sempre de águia ao peito, e levantou uma Taça dos Campeões Europeus depois de um inesquecível 5-3 diante do Real Madrid - foi em 1961/62, numa final em que marcou dois golos.

Eusébio foi o primeiro jogador português a ganhar a Bola de Ouro, em 1965, que premiou então o melhor jogador a actuar na Europa. Três anos depois, conquistou a Bota de Ouro, que distingue o melhor marcador na Europa, feito que repetiu em 1973. 

Em 1966, fez parte dos Magriços, que colocaram Portugal numa histórica terceira posição no Mundial de Inglaterra. Numa memorável partida diante da Coreia do Norte, nos quartos-de-final, Eusébio marcou quatro dos cinco golos lusos - Portugal venceu por 5-3. Eusébio foi o o melhor marcador da competição.

Ao longo da carreira, o Pantera Negra marcou 733 golos em 745 jogos oficiais. Era veloz, potente, atlético e possuía um pé direito ímpar que fez dele goleador e especialista em livres. 

Em Novembro de 2003, e no âmbito Jubileu da UEFA, foi eleito o melhor jogador dos últimos 50 anos da Federação Portuguesa de Futebol. Desde que se retirou, Eusébio foi embaixador do futebol e um dos rostos mais conhecidos do desporto.

Nos últimos anos, o Pantera Negra registou complicações de saúde. O caso mais grave sucedeu a 24 de Junho de 2012, quando sofreu um AVC na Polónia durante um jogo da selecção portuguesa no Euro 2012. 
Fonte: Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário